A esquerda modelo da coleção inverno 1921 e a direita peça da coleção verão 1936 © Patrick Gries.
Coleção verão 1939 © DR

Nascida na cidade francesa de Chilleurs-aux-Bois em1876, Madeleine Vionnet começa sua carreira aos 12 anos como aprendiz de uma costureira da cidade de Aubervilliers (subúrbio de Paris).

Anos depois, usando o pretexto de aprender inglês, muda-se para Londres onde trabalha como costureira num asilo e sobretudo na maison da estilista inglesa Kate Reilly, onde aprimora sua técnica.

De volta a França assume o cargo de « première » nos ateliês das irmãs Callot e Jaques Doucet.

Em 1912 inaugura finalmente sua própria maison, situada na Rue de Rivoli n°222.

Com o início da primeira guerra mundial interrompe suas atividades comerciais, o que não lhe impediu de continuar trabalhando. Seus modelos do período 1917-1919 são considerados inclusive os mais audaciosos de sua carreira.

Terminados os conflitos a casa reabre suas portas e a estilista retoma o curso de sua carreira brilhante que se termina em 1939, ano em que se aposenta.

Ela dedica seus últimos 36 anos de vida ao ensino do estilismo no âmbito da “Ecole de la Chambre Syndicale de la couture.”

Considerada uma das estilistas mais importantes de todos os tempos Madeleine Vionnet é conhecida antes de mais nada pelo seu trabalho dos drapeados e do corte em viés.

Ela foi também uma das primeiras a liberar o corpo feminino dos corseletes, antes mesmo de Paul Poiret.

Sua preocupação e ação em prol da defesa da propriedade intelectual e dos direitos trabalhistas a tornaram ainda mais admirável e admirada.

Para homenagear esse grande talento o Musée des arts décoratifs apresenta, a partir de junho, « Madeleine Vionnet, puriste de mode ».

Trata-se da primeira retrospectiva jamais realizada em Paris sobre a carreira da estilista.

A exposição, cenografada por Andrée Putman, contará com 130 modelos criados entre 1912 e 1939.

« Madeleine Vionnet, puriste de mode »de 24/06/09 a 31/01/10Musée des arts décoratifsRue de Rivoli n° 10775001, ParisTel. : + 33 (0) 1 44 55 57 50http://www.lesartsdecoratifs.fr/

Anúncios